Documentos para escritura de imóvel, casa ou apartamento

Veja quais os documentos necessários para lavrar uma escritura pública de imóveis na compra e também venda de imóveis. Documentos do vendedor, comprador e também também do imóvel.

A compra e também venda de um imóvel, seja este uma lar, apartamento, terreno, granja ou outro passa pelo processo da documentação que rege a transferência de posse de uma população para outra, este documento é a escritura pública que precisa ser lavrada no cartório de notas, subscrito pelas partes e também posteriormente registrado no cartório de registro de imóveis.

Documentos para escritura de imóvel

Documentos para escritura de imóvel
Documentos para escritura de imóvel

Este procedimento oficial requer a qualificação das partes e também do imóvel que deve ser constado na escritura e também certo comprovado com as cópias dos documentos. A lista de documentos imprescindível para fazer a escritura de um imóvel de forma universal é a seguinte:

DOCUMENTOS DO IMÓVEL

Certificado atualizada do imóvel. Esta diploma é emitida no cartório de registro de imóveis onde constará o histórico dele, como as averbações ocorridas. Toda modificação que ocorre no imóvel precisa ser averbada ou documentada e também ou seja fato via registro.

Certificado da prefeitura para efeito de ITBI. Esta diploma é usada entre muitas outras coisas para calcular o medida do ITBI que é um imposto pago na transferência de imóveis.

Documentos dos vendedores

  • Cópia autenticada do RG e CPF de todos os proprietários, isto é, em caso de sociedade e também para cônjuges dos proprietários.
  • Certidão de casamento
  • Endereço e profissão de todos os proprietários e cônjuges.
  • Idealmente seria bom também as certidões negativas junto a Receita Federal e justiça trabalhista.

Documentos dos compradores

  • Cópia autenticada do RG e CPF do comprador e cônjuge.
  • Certidão de casamento
  • Endereço e profissão do comprador e cônjuge.

Observação: Apesar de constar a qualificação do cônjuge na escritura, não é necessário que ele assine a escritura. Apenas os cônjuges dos vendedores precisam assinar.

OUTROS DOCUMENTOS

Na realidade existem outros documentos que são necessários, porém poucos deles o próprio cartório providencia como a diploma negativa de débitos trabalhistas que é possível que ser emitida sem ônus e também acessível no website do TST – Tribunal Superior do Trabalho e também outras certidões.

Para confirmar consulte o cartório da sua cidade que eles informarão quais documentos eles exigem para lavrar a escritura do imóvel. Digo isso, porque é possível que ser que todo cartório tenha suas próprias exigências documentais para o procedimento de lavrar uma escritura.

O QUE É UM ESCRITURA?

É um documento onde constará o processo de transferência de um imóvel de um proprietário para outro. Ela possui quantidade jurídico e também determinará quem são os novos donos ou proprietários do imóvel.

QUAL O PREÇO PARA FAZER UMA ESCRITURA?

Tem uma tábua no cartório e também para todo tira de valores de imóvel poderá possuir alteração de quantidade. Outro item que é considerado é o quantidade venal ou quantidade real, sendo o primeiro determinado pela prefeitura e também o segundo o número que a valer ocorreu a negociação. Ao todo, argumento a escritura, o ITBI e também o registro dela posteriormente, o dispêndio totalidade com essas documentações devem permanecer próximo de 5{8eef1bf22605e16fa3e895f35a617319448c1a8f1ca4857cce5b2a267ea8fe41} do medida do imóvel.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *