Batentes e guarnições, dobradiça, fechadura e puxadores

Uma porta de madeira é composta por várias partes, como folha, batente e os acessórios que a complementam como dobradiça, puxador, fechadura e outras partes. É muito importante conhecer bem essas partes para saber fazer a compra correta da porta, bem como a melhor forma de criar o conjunto de itens que a compõe. Veja abaixo algumas dessas partes.

Batentes

Os batentes são parte daquilo que chamamos de porta. Na verdade muita gente pode pensar erroneamente no que seja uma porta. Geralmente o termo é associado à folha da porta, mas além dela existe o batente, guarnição, dobradiça, fechadura e etc.

O batente é onde a folha da porta é fixada e este é chumbado na parede para garantir a sustentação das folhas, abertura e fechamento das mesmas.

Veja aqui exemplos de batentes de portas

Guarnições

As guarnições são pedaços de madeira que são pregadas nos batentes para fazer o acabamento da porta. Eles são da mesma altura dos batentes, mas tem larguras e formatos diferenciados que permitem criar vários tipos de acabamento.

Veja aqui exemplos de guarnições de porta

Dobradiça

A dobradiça é usada geralmente em portas de madeira e são fixadas no batente e na folha da porta, para permitir que esta possa abrir e fechar. Existem tamanhos e espessuras diferentes para cada tipo de folha. Os modelos de folha de porta de madeira maciça precisam de uma dobradiça mais reforçada.

Veja aqui exemplos de dobradiças

FechadurasFechadura de entrada
Fechaduras internas
Fechaduras para portas de correr
Fechaduras de banheiro
Fechaduras de portas pivotantes
Fechaduras tubulares
Fechaduras elétricas
Fechaduras para portão

Puxadores

Os puxadores também podem ser encontrados em muitos modelos para atender a todos os gostos e necessidades. Dependendo do modelo da porta, existirá modelos de puxadores mais adequados.

Veja aqui exemplos de puxadores de porta

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *